domingo, 2 de janeiro de 2011

Natal em Campos do Jordão - Post 2 de 365

As festas de fim de ano se foram. Uma ansiedade nos toma no começo de dezembro quase como uma anestesia. E eis que no primeiro dia útil do ano caímos de paraquedas na vida real, com nome sobrenome e RG. Mais IPVA, matrícula na escola e material escolar. E as vezes isso tudo pode acontecer junto com mudanças. Meu momento. 

Praça de Abernéssia - Campos do Jordão
Falando em fim de ano associado a morar em cidade turística preciso dizer que a decoração de Natal de Campos do Jordão não ficou bonita, na minha opinião. Nem feia. Bem meio termo, e temo estar sendo delicada. Poxa, adoro o Papai Noel, mas não poderíamos ter colocado espalhados pela cidade? Não sei, haveria uma forma de parecer Natal em mais lugares? Um clima de Natal tomar conta da cidade? Algo mais envolvente? Não, não quero reclamar sem ter feito nada. Mas quero expressar que me indignou ler que foi a decoração mais bonita dos últimos tempos. Tá. Eu sei que é uma questão de opinião, e que fora a forma como eles foram dispostos eles são bem bonitos, exceto os pórticos que antecipam uma decoração de carnaval, bastando trocar o papai noel por um palhaço. Ah deixa pra lá. Só espero que nos próximos anos não se baseiem nessa como a melhor, e tentem se superar. Mas dessa vez de verdade. Um basta as promessas. Passou da hora de fomentar o Natal efetivamente como uma segunda temporada na cidade, é o que penso cá com meus botões.  

Enquanto isso...
 

Concurso de Presépios da Comunidade/ Convention Bureau 2010






 





... Nem só desse Natal vive a cidade. Nem só de enfeites. Também e principalmente tem a comunidade, carente, e que é bem mais da metade da população que vive em Campos do Jordão. Em Capivari um concurso de presépios onde participam entidades assistenciais e associações de bairro promove integração entre comunidade e turismo e premiará o mais votado, levando em conta critérios de materiais reciclados empregados. Na Vila Santo Antônio, comunidade da cidade com cerca de cinco mil moradores, teve um concurso para a escolha das casas mais enfeitadas e 12 casas foram premiadas. A Fundação Lia Maria Aguiar fez um belíssimo espetáculo baseado em 'Um Conto de Natal' de Charles Dickens com participação de membros da comunidade.  É bonito ver as pessoas olhando pra essa gente. Poderia existir Natal pelo menos uma vez por mês. Pra enfeitar, alegrar, premiar, integrar. Podia haver outras datas em que as pessoas enxergam umas as outras como humanas. As festas acabaram. Vem a tona a realidade. Que seja feliz 2011. Pra todos. Amém.





Prefeita Ana Cristina e Vereador José Matos entregando o prêmio pra pequena moradora da Vila Santo Antônio

Nenhum comentário: