terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Clarice Lispector - Post 4 de 365


Tem escritores que demoramos pra conhecer, mas depois de ler uma vez nunca mais esquecemos. Assim aconteceu com relação a Clarice Lispector. 
Nunca li um livro dela, aliás até então nunca nem tinha tido acesso ou me interessado, apesar de amar suas frases e me identificar com frequência. 


 

'Obstinada eu rezo. Eu não tenho o poder, tenho a prece' é uma das que gosto demais. 

Poderia citar dezenas e vou sempre me buscando e encontrando no que ela já escreveu. Eis que dia desses vou por acaso na casa de uma amiga e vejo quase me chamando o livro: 'Um sopro de vida' de Clarice Lispector. 
Abri rapidamente em busca de alguma frase e foi bem depressa que encontrei (...) 'Inspiração não é loucura. É Deus. Meu problema é o medo de ficar louco. Tenho que me controlar.' (...)   vou uma página pra frente, com os olhos até brilhando pelo achado, e surge (...) 'O resultado disso tudo é que vou ter que criar um personagem - mais ou menos como fazem os novelistas, e através da criação dele para conhecer. Porque eu sozinho não consigo: a solidão, a mesma que existe em cada um, me faz inventar. e haverá outro modo de salvar-se? senão o de criar as próprias realidades?' (...)


Surtei. Profunda, autêntica, intensa. Densa, emoção, inspiração. Pra mim Clarice representa isso tudo e mais. Identificação, admiração. Definitivamente percebi que vale a pena ler qualquer coisa dela, porque no terceiro ou quarto parágrafo vou encontrar uma frase, uma palavra, uma linha que me descreva. A mim ou ao momento. 


Poderia extrair vários trechos me definindo e redefinindo pelas palavras dela. Mas vou aproveitar o tempo que faria isso pra ler o que ainda não li já que o livro, aquele que estava na casa da minha amiga, veio emprestado, junto com outro da escritora: 'A hora da estrela' . 
Vim embora feito criança que ganha um presente. Ansiosa pra ler e reler, entender. Mergulhar. 
Tem escritores que valem a pena. Ela com certeza é uma delas. Recomendo, de olhos fechados.   


E parafraseando-a encerro:
'Que a paz esteja entre nós, entre vós e entre mim'


Amém. 
.

Nenhum comentário: